sábado, 20 de agosto de 2011

El Buhonero (Mascate, ambulante)

Nova Esperança era uma pequena e humilde cidade, onde nunca acontecia nada de novo; todos os habitantes viviam uma vida monótona e entediante.
Neste dia estava uma bela manhã; era cedo ainda, mas se podia ver que seria um lindo dia, pois o sol já começava a aparecer timidamente no horizonte.
Muito de manhãzinha, os moradores de Nova Esperança foram acordados pelo barulho de um caminhão que entrava na única praça da cidade. Um homem com um megafone gritava com todas as suas forças: "Moradores de Nova Esperança, acordem! Hoje será um dia de muita alegria para todos vocês! Vim aqui para trocar tudo o que vocês têm de velho e inútil em vossas casas por algo novo e útil! Não deixem passar esta oportunidade; vinde, pois, e trazei tudo o que está velho, tudo que estiver quebrado e eu trocarei pelo que vocês escolherem do meu caminhão; hoje será um dia especial para esta cidade!
Os vizinhos observavam das janelas, assustados e curiosos, porque nunca tinham visto nada igual, estavam acostumados com suas vidas monótonas, e isso era realmente uma grande novidade! Alguns se atreveram a ir para fora, para ver de perto aquele homem que agitava todo o povo. A curiosidade lhes fazia juntar-se na praça, ao redor do caminhão, e miravam ao homem, completamente extasiados, como se estivessem hipnotizados por aquela voz. Imediatamente alguns foram correndo à sua casa, e voltaram trazendo em seus braços todo tipo de coisas como: utensílios domésticos, sapatos, quadros, roupas, lâmpadas...e tudo que traziam era imediatamente trocado por alguma coisa de utilidade do caminhão daquele raro personagem.

Esta parábola se pode comparar com o evento maior e mais importante que acontece na vida daqueles que recebem a Jesus Cristo, o Filho de Deus, no seu coração como Senhor e Salvador.
Não é a antiga história do gênio da lâmpada; é a história mais real, séria e importante das nossas vidas.
Jesus é como esse mascate, Ele vem para transformar nossas vidas, para mudar o "velho" pelo "novo".
Ele diz em sua palavra que temos que "nascer de novo" (João 3:7), da "água e do Espírito" (João 3:5), e só assim entraremos no reino de Deus. Aquele que não permite que o Espírito Santo faça a obra de regeneração e restauração em sua vida, e quer continuar a viver como o "velho homem", continua nascido da carne, não nasceu de novo espiritualmente, como está escrito: "O que é nascido da carne, é carne ; e o que é nascido do
Espírito é espírito" (João 3:6). Precisamos "nascer de novo", porque devido ao pecado de desobediência cometido por nossos primeiros pais Adão e Eva, todos nós nascemos espiritualmente mortos.
Dê o teu duro coração para Jesus, e Ele vai trocar o teu coração de pedra por um novo coração de carne.
Entregue-lhe teus velhos hábitos, teus velhos vícios, tua velha maneira de pensar, de agir e de falar. Confessa-lhe teus mais íntimos pecados, e entrégue-lhe, e Ele vai perdoar e apagar teus pecados, e não se lembrará mais deles: "Vinde  então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã" (Isaías 1:18),
Jesus não é o gênio da lâmpada, nem um mágico; Ele é o unigênito Filho de Deus, o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores. Ele é o Caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai, senão por Ele" (João 14:6).
Ele não vai te dar apenas três desejos; Ele vai te dar o seu eterno amor, o seu perdão, sua própria vida, seu sangue, sua saúde, seu caráter, sua santidade...
Dê a Ele tuas emoções, tuas feridas e mágoas, teus medos. Ele é o teu médico, teu psicólogo, teu curador.
Ele troca a tua vida mortal por uma vida imortal, eterna.
Na Biblia diz: "porque sabemos que  e a nossa casa terrestre, este tabernáculo (que é o nosso corpo carnal) se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus, e por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial, que é do céu, porque estando vestidos, não seremos achados nus" (2ª Coríntios 5:1-3). Todos nós devemos querer ardorosamente, ser transformados conforme o caráter   de Cristo; devemos desejar, e permitir que o Espírito Santo faça essa transformação, mesmo que doa. Se permitimos que Ele troque o nosso "velho homem" pelo "novo", já poderemos tomar posse e desfrutar desse novo lar celestial, o novo corpo transformado e restaurado por Deus. Eu acho que nenhum de nós gostaria de ter uma morada faltando portas, janelas, com o telhado e as paredes quebradas, certo? Estas são as áreas de nossas vidas que mais necessitamos trazer a Jesus (como: falar ou pensar mal dos outros, ser egoísta, soberbio, mentirosos, etc. ), e confiar nele porque Deus diz em sua palavra: "tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6), O dia de Jesus Cristo é o dia em que nos apresentaremos diante de Deus, seja quando Jesus retorne para levar ao céu o seu povo, ou quando morremos.
Então, facilitemos o trabalho de Jesus; entreguemos toda nossa vida em suas preciosas mãos, sem desculpas, colocando-o em primeiro lugar, como lhe corresponde, e felizes de ser transformados à sua imagem e semelhança. É um grande previlégio, não é? Deus abençõe a todos vocês.

No hay comentarios:

Publicar un comentario